fbpx

Processo Artístico – Floral Rosas Brancas – Desenho manual e pintura em aquarela

Este vídeo contém o processo artístico que envolve a criação de elementos florais para utilização em projetos de design gráfico ou de superfície, do esboço e pintura até a digitalização e recorte. Foram cerca de 4 horas de gravações reduzidos em apenas 10 minutos para a apresentação, com intuito de não tornar a experiência muito cansativa, embora o próprio processo, mesmo demorado, tenha sido bastante inspirador.

As flores escolhidas foram as rosas, e elas foram desenhadas na folha separadamente e sem fundo, para que pudessem ser editadas posteriormente e posicionadas de diversas formas, formando combinações quase infindáveis. O processo de esboço é feito a partir da observação de fotos de rosas reais.

O trabalho começa então com uma detalhada busca de imagens que apresentem rosas em posições que estejam alinhadas com a ideia do projeto. Para isso, eu recorro a bancos de imagens gratuitos ou pagos, e evito utilizar imagens aleatórias da internet. Ou seja, nesta folha, o intuito é desenhar cerca de 3 rosas diferentes, sendo: uma totalmente aberta, uma menos aberta e outra quase fechada. E para complementar, escolhi 3 botões, também com variações de formatos e tamanhos.

As folhagens também foram feitas com quantidades diferentes de folhas. Dessa forma, é possível criar desde pequenos buquês, até outros tipos de arranjos combinando esses elementos em posições diversas, após sua digitalização, tratamento e recorte. O papel utilizado foi próprio para aquarela, Canson 300g. É um papel de linha não profissional, porém apto para veganos, já que não contém em sua composição insumos de fonte animal. Para a pintura, tinta aquarela Pentel, eu já possuía antes de me tornar vegana, e como não há confirmação de que esteja livre de sofrimento animal, vou substituir quando esta acabar. O pincel de cabo de bambu e cerdas sintéticas.

Destaco aqui que o material utilizado, embora não seja da maior qualidade do mercado, não tem tanto impacto quando o objetivo é a digitalização da arte para uso no meio digital. Porém, quando for para entrega da arte no próprio papel, recomenda-se sempre uso dos melhores materiais, sob risco de perda de valor. Enfim, sempre se faz necessário, antes de iniciar qualquer trabalho, analisar o objetivo final e a forma como será aplicado. Esses elementos podem ser utilizados amplamente no design digital e especialmente em design de superfície e design têxtil, podendo resultar em lindíssimas estampas.

Processo Artístico – Floral Rosas Brancas – Desenho manual e pintura em aquarela
Processo artístico - elementos florais rosas brancas - desenho e aquarela
Rolar para o topo
X